Pages

Subscribe:

Ads 468x60px

PUBLICIDADE

17 de dezembro de 2011

Apoio aos menos favorecidos e Excluídos das elites de Umbaúba/se






As elites politicas vivem sedigladiando e usando o povo como massa de manobra. em uma quinta feira dia01 de dezembro de 2011 fui procurado por um dos ocupantes doconjunto habitacional da estiva. O mesmo sabia que eu era militante do MSTe luta pelos menos favorecidos. Contra os preconceitos religiosos, racial, sexual. Mim pediu um
auxilio sobre o ocorrido da ocupação do dia 02 denovembro o mesmo estava sem expectativa quanto seus destinos sem nem um esclarecimentodas leis que rege o nossa constituição e sem expectativa de moradia. Daientão solicitei que ele convidasse a todos que ali estavam ocupando o conjuntopara um bate papo onde esclareci a eles em primeiro lugar que oato não estava correto então foi onde eles contarão porque da decisãoda ocupação, pois tinha entrado  em uma lista de seleção da prefeitura eos mesmo não tinham sido selecionados mais pessoas que já tinham adquirido casaem um conjunto ao lado outras que já possuem casa  foram selecionadas e osmesmo que não tem condições alguma  ficaram fora sei que  os privilegiadossempre  são os escolhidos dos politico mais ainda acredito que no caso de umbaúbao administrador não é sabedor desses deslize e acreditando nisso decide procura o prefeito Anderson que mim passou que não podia fazer nada poisera com a construtora  do conjuntos que foi contratada então  convideio MOTU (MovimentoOrganizado dos Trabalhadores Urbano) 


Na tardedo ultimo sábado 03 de Dezembro no povoado estiva município de Umbaúbaaconteceu uma reunião com as 53 famílias que desde 02 de novembro ocupam oConjunto Habitacional de mesmo nome. O Portal Alarde estevepresente e trás todas as informações para vocês.


Convidadospelos moradores a participar da reunião, MOTU – Movimento Organizadodos Trabalhadores Urbanos leu para todos os presentes otrecho Declaração Universal dos DireitosHumanos que fala sobre o direito a moradia e diz que, pela Assembleia Geral da ONU, em seu artigoXXV  afirma que toda pessoa tem direito a um padrão de vidacapaz de assegurar a si e sua família saúde ebem-estar, inclusive alimentação, habitaçãocuidadosmédicose os serviços sociais indispensáveis, o direito à segurança em caso dedesemprego, doença, invalidez, velhice e outros casos de perda dos meios desubsistência em circunstâncias fora de seu controle.

Os ocupantes/moradores do local relataram o porquê da decisão de ocupar o mesmo. Segundo os ocupantestodos que ali estão dizem ter sido iludido pela administração do município quelhes garantiu direito a moradia digna através do programa habitacionalminha casa minha vida.


Segundoos moradores, o prefeito prometeu a todos que ali estão que os seus nomesestavam na lista para participar do sorteio que seria realizado para opreenchimento das vagas do próprio conjunto, mas os moradores garantem quenenhum deles aparece na lista dos contemplados. Ainda segundo os moradoresenquanto sues nomes não constam na lista, nomes de pessoas que sãoproprietários de casas para aluguel estão contemplados pelo suposto sorteio.


Osmoradores reivindicam que o processo de sorteio seja refeito e o mesmo excluaos supostos contemplados que já possuem casas e que se necessário, sejam dadasgarantias construção de novas casas para abrigar a todos que não foremencaixado no projeto já 
 existente.

VEJA AS FOTOS DA REUNIÃO


Omunicípio de umbaúba estima se que cerca de 40% de seu habitantes morem emcasas alugadas e de favor em casa de parentes e que essa casas alugadas em cada10 casas 2 pertencem ao mesmo dono ou família e que esses mesmos sejamproprietários dos terrenos que poderiam ser adquiridos para a construção deconjuntos populares.


Isso setorna um dado alarmante uma vez que o município é um dos menores do estado emextensão territorial e tem uma das maiores ocupações por m² na zona urbana e emperímetros próximos a ela, tornando ainda mais difícil a construção dessesconjuntos, e aliado a isso, a má gestão dos recursos públicos – seja por máintenção ou por má competência – orna quase impossível sanar esse problemavisto que mesmo os conjuntos já construídos são distribuídos de forma erronia.


O MOTU sedispôs a ajudar a organizar os moradores no que for necessário – incluindo aquestão jurídica – para que eles possam prosseguir até conseguir exercer o seudireito a uma vida melhor com suas moradias dignas.




0 comentários:

Postar um comentário